sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O poder dos óleos essenciais




Alecrim(Rosemary)
Indicações Principais: Bronquite, sinusite. Sintomas de esgotamento e tensão nervosa; nevralgias e reumatismo, má circulação sanguínea e linfática. É excelente para aumentar a imunidade do corpo. É analgésico sem ser sedante.
Na cosmética pode ser usado para perda de cabelo, caspa, auxilia na limpeza da pele oleosa, trata celulite e parasitas da pele(sarna).
Efeitos Emocionais: Tonifica o sistema nervoso central, facilita o aumento da concentração mental. Traz clareza e elimina oscilações emocionais, aumenta a força interior. Este aroma confere gratidão e bondade. Por se tratar de um Tonico mental devemos evitar usar Alecrim à noite.
Este aroma é benéfico a pessoas apáticas e aquelas que tem falta de impulso de ir para frente; aumenta a vontade própria e a capacidade de se organizar. Este óleo é sempre indicado quando surge o cansaço físico e mental ou quando a pessoa quer desistir.
Efeitos colaterais: Contra indicado para crianças menores de sete anos. Durante a gravidez deve ser evitado.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011



MASSAGEM YOGA

Óleos Essenciais e Carreadores, Pó Ayurvédico
Tradicional Ayurveda Yoga Massagem, é uma técnica de cura através da massagem e alongamentos do Iyengar Yoga criada pela indiana Kusum Modak há mais de 30 anos.

Trabalha profundamente o sistema muscular, órgãos internos, estrutura óssea, articulações, e de uma forma geralauxilia na melhora de problemas de ordem postural e todas as complicações que possam surgir a partir disso.


Segundo Kusum, esse trabalho corporal, onde o corpo do cliente é visto e sentido como um templo divino, tocado e tratado com devoção, vai muito além da técnica, inserindo-se num contexto sagrado onde ambos, paciente e terapeuta, devem ficar muito conscientes e atentos, e nessa sintonia vai acontecendo a transformação.


É um trabalho que exige constante atenção na respiração, entrega e coragem para ultrapassar os próprios limites rumo à própria cura, que vai acontecendo gradualmente, o corpo começa se abrir e receber as dádivas que o trabalho proporciona: flexibilidade, rejuvenescimento, desbloqueios energéticos, respiração fluída, órgãos internos fortalecidos, redução do stress, corpo e mente saudável.


Nesse trabalho, usamos óleos vegetais e essenciais puros mais o pó Vekehan (cálamus), que faz a estimulação da circulação sanguínea, fazendo profunda assepsia eliminando as toxinas do corpo.


Ma Chetan Vayu

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Meditação Xamânica: Águia Dourada e as 4 Direções




Data: 08/08/2011
Horário: das 19 às 21hs
Local: Portal Quântico
R. Vigário J. Inácio, 547, cj 1003 – Centro – Porto Alegre
Dirigente: Denise Schinetzky
Valor: 1 kg de alimento não perecível
Informações: (51) 3062.3835/8140.4107
*Apenas 10 vagas – necessário confirmar presença


A Águia Dourada e as Quatro Direções Sagradas

Um dos Animais de Poder mais cultuados das diversas culturas, mitologia e tradições espirituais e um dos mais fortes símbolos arquetípicos que trazemos em nosso inconsciente. Representa a proteção, sabedoria, abundância, força, espiritualidade, intuição.

Os Xamãs nos ensinam que a Águia carrega nossas preces diretamente para o Criador. Ela transita livremente pelas 4 Direções Sagradas nos abrindo caminhos para acessar a energia, o poder, e o fluxo das mesmas.

Nos traz a verdade que toca nossos corações e espíritos. Nos desperta para beleza, gratidão, clareza pois simboliza o poder da visão, de ver do alto, de diversos pontos de vista, de ver além.

A Águia traz equilíbrio e harmonia entre as forças da matéria e do espírito, do Céu e da Terra, da verdade e da ilusão, nos ajudando a ver nossa verdade interna, desvelando nossas ilusões, abrindo novas perspectivas e oportunidades, mostrando a direção quando estamos sem rumo. Traz à tona os dons do nosso Eu Superior dos quais esquecemos ou nos perdemos em nossos processos encarnacionais permitindo a reconexão com nosso poder interno.

Precisamos acessar a força da Águia em nós para que as coisas se movimentem em nossa vida.

Vamos unir nossas energias nesse encontro de pessoas que buscam o Bem e “voar” com mais clareza para realização de nossos propósitos divinos.

Espero por vocês!

Namastê

terça-feira, 12 de julho de 2011

Patchouli

Óleo essencial do emagrecimento
Seu aroma almiscarado diminui a ansiedade propiciando a sensação de saciedade. Por isso, auxilia dietas de emagrecimento e distúrbios do apetite.
Estabiliza e equilibra a psiquê.
Anti-inflamatório e diurético, útil para edemas, varizes e hemorróidas.
Hidrata a pele ressecada, trata eczemas, coceira, alergia, psoríase e rachaduras nos calcanhares.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

A Cura pelos Cristais




A Ametista é uma pedra extremamente poderosa e protetora, com uma vibração altamente espiritual. Calmante natural, esta pedra nos protege contra os ataques psíquicos e transmuta as energias negativas do ambiente.
A Ametista equilibra nossos altos e baixos, promovendo centramento emocional. Ela dissipa raiva, o ódio, o medo e a ansiedade; ajuda a suportar a perda, aliviando a tristeza e a dor.
Essa pedra facilita o processo de tomada de decisão nos trazendo bom senso e idéias do plano espiritual. Do ponto de vista mental ela é excelente para acalmar e melhorar a qualidade de sono de mentes hiperativas, também ajuda a proteger contra pesadelos recorrentes. Para este fim devemos colocar uma pedra de Ametista em baixo do travesseiro.
Do ponto de vista físico a Ametista ameniza as dores e tensões, basta colocá-la sobre a área afetada. Estimula a produção de hormônios e regulariza o sistema endócrino. Fortalece os órgãos de excreção e eliminação, e o sistema imunológico. Excelente purificador do sangue, este cristal também combate as dores de cabeça. A Ametista trata insônia e promove um sono reparador.
O melhor de tudo é que este cristal é muito fácil de ser encontrado e tem baixo custo.
Então vamos lá pessoal, vamos aproveitar o poder de cura que a natureza nos oferece.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Receitas para o Inverno




Escalda Pés
O inverno está chegando, e com ele as gripes e resfriados comuns a estação.
Uma forma gostosa e prática de aliviar os sintomas da gripe é fazer um escalda pés com óleo essencial de eucalipto.
Basta aquecer a água, colocar em uma bacia com aproximadamente 10 gotas de óleo essencial de eucalipto. O resultado é fantástico, alivia os sintomas e proporciona uma deliciosa sensação de bem estar e conforto. Quando realizado à noite ajuda a proporcionar uma boa noite de sono.

quarta-feira, 2 de março de 2011




Lavandula viridis

Óleo de lavanda combate infecções causadas por fungos
O óleo de lavanda é eficaz no combate à crescente incidência de infecções resistentes a antifúngicos.
A pesquisa, realizada na Universidade de Coimbra, em Portugal, foi publicada no Journal of Medical Microbiology.
O óleo essencial de lavanda mostrou um potente efeito antifúngico contra as cepas de fungos responsáveis por infecções comuns da pele e das unhas.
Dermatófitos e candidíase
Os cientistas usaram o óleo de lavanda destilado a partir da Lavandula viridis.
O óleo foi testado contra uma variedade de fungos patogênicos e se mostrou letal para uma grande variedade de cepas patogênicas que atacam a pele humana, conhecidos como dermatófitos, bem como para várias espécies de Candida albicans, fungo causador da candidíase.
Os dermatófitos causam infecções na pele, unhas e cabelos, uma vez que usam a queratina presente nesses tecidos para obter nutrientes. Eles são responsáveis por doenças como a micose pé de atleta e a dermatofitose e também podem levar a infecções do couro cabeludo e sob as unhas.
As várias espécies de Candida coexistem com a maioria dos indivíduos saudáveis sem causar problemas, mas podem causar candidíase mucocutânea - ou afta - em algumas pessoas.
Em pacientes imunocomprometidos, algumas espécies de Candida podem causar infecções graves se as células fúngicas entrarem na corrente sanguínea.
Óleo de lavanda
Atualmente, existem relativamente poucos tipos de drogas antifúngicas para o tratamento de infecções, e as que estão disponíveis muitas vezes têm efeitos colaterais.
Lígia Salgueiro e Eugénia Pinto, que conduziram este estudo, explicam porque novos fungicidas são urgentemente necessários:
"Nos últimos anos tem havido um aumento na incidência de doenças fúngicas, particularmente entre pacientes imunocomprometidos," afirmam elas em seu artigo. "Infelizmente, há também um aumento na resistência às drogas antifúngicas. Estudos realizados pelo nosso grupo e por outros mostraram que os óleos essenciais podem ser alternativas eficazes e baratas, com efeitos colaterais mínimos".
Os óleos essenciais destilados do gênero Lavandula (alfazema) já são amplamente utilizados em alimentos e na indústria de perfumes e cosméticos.
Estudos das atividades biológicas desses óleos demonstram propriedades sedativas e antiespasmódicas, além de serem potentes agentes antimicrobianos e antioxidantes.
Autor: Laura Udakis
Fonte: Diário da Saúde

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Cuidados com óleos essenciais





As formas mais seguras de empregar os óleos essenciais são a massagem, o banho, produtos cosméticos ou a inalação, no entanto, as restrições para tais utilidades devem ser rigorosamente observadas. Outra precaução importante deve-se a ingestão do produto, que mesmo em doses baixíssimas, somente pode ser administrada s com recomendação de um aromaterapeuta.

Restrições:
• É contra indicado o uso de óleo essencial de arruda, Artemísia, louro e poejo por serem altamente tóxicos , soníferos e diuréticos; somente pessoas habilitadas podem empregá-los com segurança.
• * Não usar durante a gravidez os óleos descritos acima, e nos primeiros cinco meses evitar o uso do óleo de alecrim, angélica, camomila, canela, cipreste, erva cidreira, erva doce, gerânio, jasmim, junípero, Mangerona, sálvia e tomilho; uma vez que são emenagogos e diuréticos.
• * Alguns óleos essenciais são fotossensíveis, e após a aplicação deve ser evitado o contato com os raios solares ou alguma fonte de luz ultravioleta, alguns deles são: angélica, bergamota, limão, laranja, tangerina.
• * alguns óleos essenciais não devem ser empregados em crianças menores de 6 ou 7 anos. Entre eles estão: alecrim, canfora, cedro, eucalipto, manjericão e sálvia.

Desinfetantes Naturais

Os Aromas e sua Casa.

Os desinfetantes que são vendidos em supermercados são a derivação industrial de antigas formulas da medicina natural que utilizava óleos essenciais. Por esse motivo podemos utilizar os óleos esenciais com uma boa alternativa aos produtos químicos para eliminar germes, vírus e bactérias; assim garantimos a higiene doméstica e a prevenção de doenças no lar.
Vejamos alguns exemplos:

Cozinha e Banheiro: após a limpeza habitual, passe um pano molhado com uma solução de meio litro de água morna com uma mistura de 3 gotas de óleo essencial de tea tree, 3 de bergamota e 3 de lavanda. Essa mistura pode ser substituída por limão, eucalipto e gerânio. Esta formula irá desinfetar o chão com as propriedades anticépticas e germicidas dos óleos essenciais.
Quarto e Sala: podemos usar a mesma fórmula que a anterior; no entanto para dar um aroma diferente em cada ambiente, substituímos a bergamota pelo ylang ylang que também possue propriedades anticépticas. Essa mistura criará um ambiente propicio a harmonia, a paz e ao amor, além de um toque agradável e floral.
Roupas em geral: adicione 10 gotas de óleo essencial de lavanda em um litro de água morna, agite e junte esta mistura ao ultimo enxágüe da roupa. Além de desinfetar, irá deixar um aroma muito agradável. Esta mistura também eleva bastante o campo vibratório da pessoas que irão vestir estas roupas.
Animais: para se livrar de pulgas, carrapatos, ácaro, bactérias, germes ou até previnir-se, deles escove ( duas vezes por semana) seu animal de estimação com uma combinação de 6 gotas de óleo essencial de lavanda, 6 de tea trre e 6 gotas de gerânio em meio copo de água quente. Umedeça as cerdas da escova e passe em todo corpo do animal. Se o animal tiver uma pelagem muito baixa podemos passar a mistura utilizando um pano. Essa receita é para animais de pequeno porte, se o animal for grande a receita terá que ser duplicada.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

História da Aromaterapia



Aromaterapia é o nome empregado ao tratamento realizado com óleos essenciais, os quais são extraídos do reino vegetal - flores, frutos, folhas e raízes. Considerada uma das mais antigas práticas medicinais, o emprego inicial desses óleos aromáticos, ao lado das ervas medicinais, acredita-se ser no período Neolítico. Os mais antigos escritos sobre a medicina aromática são aproximadamente de cinco mil anos atrás e pertence a China e ao antigo Egito.
O emprego dos aromas é descrito por quase todas as antigas civilizações que revelam o uso continuo de óleos, incensos e perfumes, sejam na cosmética, em ritos mágicos ou em curas espirituais. Contudo, a perfeição na destilação surgiu no século XVI com os alquimistas e seu amplo uso medicinal.
A pesar de estar presente em todas as culturas, a estruturação medicinal da aromaterapia surgiu por volta de 1928/1930 com o trabalho do químico Frances Maurice René de Gattefossé (1881-1950). Este, quando realizava uma série de testes em cosméticos, queimou seriamente a mão e, instintivamente, mergulhou-a em uma vasilha contendo óleo puro de Lavanda, até que a dor atenuasse. Pouco tempo depois do acidente, o químico observou que o ferimento cicatrizara rapidamente, sem deixar marcas. Ele repetiu a experiência em soldados feridos (durante a primeira Guerra Mundial) e obteve grande sucesso; também, na ajuda aos enfermos, notou que os outros óleos essenciais aceleravam o processo de curada infecção ou inflamação. Publicou diversos tratados acadêmicos e livros sobre o assunto.
Por sua vez, o referido trabalho foi ampliado pelo médico Frances Jean Valnet (1920-1995) descobrindo que os óleos essenciais contêm propriedades antivirais, antibacterianas, antifúngicas e anticépticas; sendo também, poderosos oxigenadores com habilidade no transporte de nutrientes para as células do corpo.
A aromaterapia encontra-se dividida em duas grandes áreas:
FISIOLÓGICA: massagens, banhos, inalações, ingestão, área de beleza e estética aliada ao uso de cosméticos.
PSICOLÓGICA: conhecida como psicoaromaterapia, tem o objetivo de harmonizar o ser humano por intermédio dos efeitos emocionais e mentais ocasionados pelos óleos essenciais.
O óleo essencial representa a força vital dos vegetais e está armazenado em pequenas glândulas nas plantas, quando usados na pele, penetram nos poros, atinge os vasos capilares, o sistema linfático e chegam aos órgãos ou à parte em desequilíbrio. E por ser uma medicina aromática, segue também, simultaneamente, por intermédio do nariz ( nervos olfativos, sistema límbico, cérebro, memória, psique e sentimentos), onde os odores estimulam a liberação de substancias neuroquímicas sedativas ou estimulantes. Assim por essa capacidade integrativa do olfato e da psique, os óleos essenciais têm revelado enorme competência em restabelecer o equilíbrio da mente ao produzir sensação de bem estar.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Feng Shui Interior




A bagunça é inimiga da prosperidade. Ninguém está livre da desorganização temporária, porém ela pode ser diminuída e até eliminada.
A bagunça forma-se sem que se perceba e nem sempre é visível.
A sala parece em ordem, a cozinha também, mas basta abrir os armários para ver que estão cheios de inutilidades.
De acordo com o Feng Shui Interior - uma corrente do Feng Shui que mistura aspectos psicológicos dos moradores com conceitos da tradicional técnica chinesa de harmonização de ambientes - bagunça provoca cansaço e imobilidade, faz as pessoas viverem no passado, engorda, confunde, deprime, tira o foco de coisas importantes, atrasa a vida e atrapalha relacionamentos.

Para evitar tudo isso fique atento às regras para domar a bagunça :
1. Jogue fora o jornal de anteontem.
2. Somente coloque uma coisa nova em casa quando se livrar de uma velha.
3. Tenha latas de lixo espalhadas nos ambientes, use-as e limpe-as diariamente.
4. Guarde coisas semelhantes juntas; arrume roupas no armário de acordo com a cor e fique só com as que utiliza mesmo.
5. Toda sexta-feira é dia de jogar papel fora.
6. Todo dia 30, por exemplo, faça limpeza geral e use caixas de papelão marcadas: lixo, consertos, reciclagem, em dúvida, presentes, doação.
Após enchê-las, jogue tudo fora.
7. Organize devagar, comece por gavetas e armários e depois escolha um cômodo, faça tudo no seu ritmo e observe as mudanças acontecendo na sua vida.

Veja uma lista de atitudes pessoais capazes de esgotar as nossas energias.
Conheça essas ações para evitar a "crise energética pessoal".

1. Maus hábitos, falta de cuidado com o corpo - Descanso, boa alimentação, hábitos saudáveis, exercícios físicos e o lazer são sempre colocados em segundo plano. A rotina corrida e a competitividade fazem com que haja negligência em relação a aspectos básicos para a manutenção da saúde energética.

2. Pensamentos obsessivos - Pensar gasta energia, e todos nós sabemos disso.
Ficar remoendo um problema cansa mais do que um dia inteiro de trabalho físico. Quem não tem domínio sobre seus pensamentos - mal comum ao homem ocidental, torna-se escravo da mente e acaba gastando a energia que poderia ser convertida em atitudes concretas, além de alimentar ainda mais os conflitos.
Não basta estar atento ao volume de pensamentos, é preciso prestar atenção à qualidade deles. Pensamentos positivos, éticos e elevados podem recarregar as energias, enquanto o pessimismo consome energia e atrai mais negatividade para nossas vidas.

3. Emoções tóxicas - Choques emocionais e raiva intensa também esgotam as energias, assim como ressentimentos e mágoas nutridos durante anos seguidos. Não é à toa que muitas pessoas ficam estagnadas e não são prósperas. Isso acontece quando a energia que alimenta o prazer, o sucesso e a felicidade é gasta na manutenção de sentimentos negativos. Medo e culpa também gastam energia, e a ansiedade descompassa a vida. Por outro lado, os sentimentos positivos, como a amizade, o amor, a confiança, o desprendimento, a solidariedade, a auto-estima, a alegria e o bom-humor recarregam as energia e dão força para empreender nossos projetos e superar os obstáculos.

4. Fugir do presente - As energias são colocadas onde a atenção é focada. O homem tem a tendência de achar que no passado as coisas eram mais fáceis: "bons tempos aqueles!", costumam dizer. Tanto os saudosistas, que se apegam às lembranças do passado, quanto àqueles que não conseguem esquecer os traumas, colocam suas energias no passado. Por outro lado, os sonhadores ou as pessoas que vivem esperando pelo futuro, depositando nele sua felicidade e realização, deixam pouca ou nenhuma energia no presente. E é apenas no presente que podemos construir nossas vidas.

5. Falta de perdão - Perdoar significa soltar ressentimentos, mágoas e culpas. Libertar o que aconteceu e olhar para frente. Quanto mais perdoamos, menos bagagem interior carregamos, gastando menos energia ao alimentar as feridas do passado. Mais do que uma regra religiosa, o perdão é uma atitude inteligente daquele que busca viver bem e quer seus caminhos livres, abertos para a felicidade. Quem não sabe perdoar a si mesmo e os outros, fica "energeticamente obeso", carregando fardos passados.

6. Mentira pessoal - Todos mentem ao longo da vida, mas para sustentar as mentiras muita energia é gasta. Somos educados para desempenhar papéis e não para sermos nós mesmos: a mocinha boazinha, o machão, a vítima, a mãe extremosa, o corajoso, o pai enérgico, o mártir e o intelectual. Quando somos nós mesmos, a vida flui e tudo acontece com pouquíssimo esforço.

7. Viver a vida do outro - Ninguém vive só e, por meio dos relacionamentos interpessoais, evoluímos e nos realizamos, mas é preciso ter noção de limites e saber amadurecer também nossa individualidade. Esse equilíbrio nos resguarda energeticamente e nos recarrega. Quem cuida da vida do outro, sofrendo seus problemas e interferindo mais do que é recomendável, acaba não tendo energia para construir sua própria vida. O único prêmio, nesse caso, é a frustração.

8. Bagunça e projetos inacabados - A bagunça afeta muito as pessoas, causando confusão mental e emocional. Um truque legal quando a vida anda confusa é arrumar a casa, os armários, gavetas, a bolsa e os documentos, além de fazer uma faxina no que está sujo. À medida que ordenamos e limpamos os objetos, também colocamos em ordem nossa mente e coração. Pode não resolver o problema, mas dá alívio. Não terminar as tarefas é outro "escape" de energia. Todas as vezes que você vê, por exemplo, aquele trabalho que não concluiu, ele lhe "diz" inconscientemente: "você não me terminou! Você não me terminou!" Isso gasta uma energia tremenda. Ou você a termina ou livre-se dela e assuma que não vai concluir o trabalho. O importante é tomar uma atitude. O desenvolvimento do autoconhecimento, da disciplina e da terminação fará com que você não invista em projetos que não serão concluídos e que apenas consumirão seu tempo e energia.

9. Afastamento da natureza - A natureza, nossa maior fonte de alimento energético, também nos limpa das energias estáticas e desarmoniosas. O homem moderno, que habita e trabalha em locais muitas vezes doentios e desequilibrados, vê-se privado dessa fonte maravilhosa de energia. A competitividade, o individualismo e o estresse das grandes cidades agravam esse quadro e favorecem o vampirismo energético, onde todos sugam e são sugados em suas energias vitais.

Divulgue essas dicas para o maior número de pessoas possível e mentalize que, quando todos colocarem essas regras em prática, o mundo será mais justo e mais belo. Vamos tentar melhorar nossa energia pessoal. Atitudes erradas jogam energia pessoal no lixo.

Posicionar os móveis de maneira correta, usar espelhos para proteger a entrada da casa, colocar sinos de vento para elevar a energia ou ter fontes d'água para acalmar o ambiente, são medidas que se tornarão ineficientes se quem vive neste espaço não cuidar da própria energia. Portanto, os efeitos positivos da aplicação do Feng Shui nos ambientes estão diretamente relacionados à contenção da perda de energia das pessoas que moram ou trabalham no local. O ambiente faz a pessoa, e vice-versa.
A perda de energia pessoal pode ser manifestada de várias formas, tais como: a falha de memória (o famoso "branco"); o cansaço físico, o sono deixa se ser reparador; o ocorrência de doenças degenerativas e psicossomáticas. Para economizar energia - o crescimento pessoal, a prosperidade e a satisfação diminuem - os talentos não se manifestam mais por falta de energia, o magnetismo pessoal desaparece, medo constante de que o outro o prejudique, aumentando a competição, o individualismo e a agressividade, falta proteção contra as energias negativas e aumenta o risco de sofrer com o "vampiro energético".

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A Arte de Usar Òleos Essenciais

Aromaterapia é a arte de usar os óleos essenciais na cura e na preservação da saúde física emocional e psíquica .
Os óleos essenciais de maneira geral fortalecem as defesas naturais do corpo e são um meio de comunicação direta entre o homem e as plantas no plano energético e espiritual.
Os óleos essenciais são extraídos de mais de 30 mil espécies de plantas aromáticas por processos complexos realizados em laboratórios por grandes empresas.
Não adianta sair correndo atrás de um pois, não é tão fácil encontrá-los por aí e alguns deles não são baratos. Só para você ter uma idéia, com centenas de quilos de plantas é possível obter apenas um litro de óleo essencial.
Os óleos essenciais são totalmente livres de corantes e conservantes, eles são extraídos de diversas partes das plantas – folhas, flores, sementes, raízes, lenha e cascas. Como são substâncias valiosas e altamente concentradas, extraídas da natureza viva, é imprescindível saber utilizá-los, evitando o desperdício e seguindo as dosagens recomendadas pelo Aromaterapeuta.