quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Cuidados com óleos essenciais





As formas mais seguras de empregar os óleos essenciais são a massagem, o banho, produtos cosméticos ou a inalação, no entanto, as restrições para tais utilidades devem ser rigorosamente observadas. Outra precaução importante deve-se a ingestão do produto, que mesmo em doses baixíssimas, somente pode ser administrada s com recomendação de um aromaterapeuta.

Restrições:
• É contra indicado o uso de óleo essencial de arruda, Artemísia, louro e poejo por serem altamente tóxicos , soníferos e diuréticos; somente pessoas habilitadas podem empregá-los com segurança.
• * Não usar durante a gravidez os óleos descritos acima, e nos primeiros cinco meses evitar o uso do óleo de alecrim, angélica, camomila, canela, cipreste, erva cidreira, erva doce, gerânio, jasmim, junípero, Mangerona, sálvia e tomilho; uma vez que são emenagogos e diuréticos.
• * Alguns óleos essenciais são fotossensíveis, e após a aplicação deve ser evitado o contato com os raios solares ou alguma fonte de luz ultravioleta, alguns deles são: angélica, bergamota, limão, laranja, tangerina.
• * alguns óleos essenciais não devem ser empregados em crianças menores de 6 ou 7 anos. Entre eles estão: alecrim, canfora, cedro, eucalipto, manjericão e sálvia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário