segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

História da Aromaterapia



Aromaterapia é o nome empregado ao tratamento realizado com óleos essenciais, os quais são extraídos do reino vegetal - flores, frutos, folhas e raízes. Considerada uma das mais antigas práticas medicinais, o emprego inicial desses óleos aromáticos, ao lado das ervas medicinais, acredita-se ser no período Neolítico. Os mais antigos escritos sobre a medicina aromática são aproximadamente de cinco mil anos atrás e pertence a China e ao antigo Egito.
O emprego dos aromas é descrito por quase todas as antigas civilizações que revelam o uso continuo de óleos, incensos e perfumes, sejam na cosmética, em ritos mágicos ou em curas espirituais. Contudo, a perfeição na destilação surgiu no século XVI com os alquimistas e seu amplo uso medicinal.
A pesar de estar presente em todas as culturas, a estruturação medicinal da aromaterapia surgiu por volta de 1928/1930 com o trabalho do químico Frances Maurice René de Gattefossé (1881-1950). Este, quando realizava uma série de testes em cosméticos, queimou seriamente a mão e, instintivamente, mergulhou-a em uma vasilha contendo óleo puro de Lavanda, até que a dor atenuasse. Pouco tempo depois do acidente, o químico observou que o ferimento cicatrizara rapidamente, sem deixar marcas. Ele repetiu a experiência em soldados feridos (durante a primeira Guerra Mundial) e obteve grande sucesso; também, na ajuda aos enfermos, notou que os outros óleos essenciais aceleravam o processo de curada infecção ou inflamação. Publicou diversos tratados acadêmicos e livros sobre o assunto.
Por sua vez, o referido trabalho foi ampliado pelo médico Frances Jean Valnet (1920-1995) descobrindo que os óleos essenciais contêm propriedades antivirais, antibacterianas, antifúngicas e anticépticas; sendo também, poderosos oxigenadores com habilidade no transporte de nutrientes para as células do corpo.
A aromaterapia encontra-se dividida em duas grandes áreas:
FISIOLÓGICA: massagens, banhos, inalações, ingestão, área de beleza e estética aliada ao uso de cosméticos.
PSICOLÓGICA: conhecida como psicoaromaterapia, tem o objetivo de harmonizar o ser humano por intermédio dos efeitos emocionais e mentais ocasionados pelos óleos essenciais.
O óleo essencial representa a força vital dos vegetais e está armazenado em pequenas glândulas nas plantas, quando usados na pele, penetram nos poros, atinge os vasos capilares, o sistema linfático e chegam aos órgãos ou à parte em desequilíbrio. E por ser uma medicina aromática, segue também, simultaneamente, por intermédio do nariz ( nervos olfativos, sistema límbico, cérebro, memória, psique e sentimentos), onde os odores estimulam a liberação de substancias neuroquímicas sedativas ou estimulantes. Assim por essa capacidade integrativa do olfato e da psique, os óleos essenciais têm revelado enorme competência em restabelecer o equilíbrio da mente ao produzir sensação de bem estar.

Um comentário:

  1. Parabéns Alexandra, muito legal este post, sempre ouço falar em aromaterapia mas nunca tinha lido sobre a história de como surgiu este tipo de tratamento. Vou voltar sempre no blog ; )Valeu...

    ResponderExcluir