quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Cuidados com óleos essenciais





As formas mais seguras de empregar os óleos essenciais são a massagem, o banho, produtos cosméticos ou a inalação, no entanto, as restrições para tais utilidades devem ser rigorosamente observadas. Outra precaução importante deve-se a ingestão do produto, que mesmo em doses baixíssimas, somente pode ser administrada s com recomendação de um aromaterapeuta.

Restrições:
• É contra indicado o uso de óleo essencial de arruda, Artemísia, louro e poejo por serem altamente tóxicos , soníferos e diuréticos; somente pessoas habilitadas podem empregá-los com segurança.
• * Não usar durante a gravidez os óleos descritos acima, e nos primeiros cinco meses evitar o uso do óleo de alecrim, angélica, camomila, canela, cipreste, erva cidreira, erva doce, gerânio, jasmim, junípero, Mangerona, sálvia e tomilho; uma vez que são emenagogos e diuréticos.
• * Alguns óleos essenciais são fotossensíveis, e após a aplicação deve ser evitado o contato com os raios solares ou alguma fonte de luz ultravioleta, alguns deles são: angélica, bergamota, limão, laranja, tangerina.
• * alguns óleos essenciais não devem ser empregados em crianças menores de 6 ou 7 anos. Entre eles estão: alecrim, canfora, cedro, eucalipto, manjericão e sálvia.

Desinfetantes Naturais

Os Aromas e sua Casa.

Os desinfetantes que são vendidos em supermercados são a derivação industrial de antigas formulas da medicina natural que utilizava óleos essenciais. Por esse motivo podemos utilizar os óleos esenciais com uma boa alternativa aos produtos químicos para eliminar germes, vírus e bactérias; assim garantimos a higiene doméstica e a prevenção de doenças no lar.
Vejamos alguns exemplos:

Cozinha e Banheiro: após a limpeza habitual, passe um pano molhado com uma solução de meio litro de água morna com uma mistura de 3 gotas de óleo essencial de tea tree, 3 de bergamota e 3 de lavanda. Essa mistura pode ser substituída por limão, eucalipto e gerânio. Esta formula irá desinfetar o chão com as propriedades anticépticas e germicidas dos óleos essenciais.
Quarto e Sala: podemos usar a mesma fórmula que a anterior; no entanto para dar um aroma diferente em cada ambiente, substituímos a bergamota pelo ylang ylang que também possue propriedades anticépticas. Essa mistura criará um ambiente propicio a harmonia, a paz e ao amor, além de um toque agradável e floral.
Roupas em geral: adicione 10 gotas de óleo essencial de lavanda em um litro de água morna, agite e junte esta mistura ao ultimo enxágüe da roupa. Além de desinfetar, irá deixar um aroma muito agradável. Esta mistura também eleva bastante o campo vibratório da pessoas que irão vestir estas roupas.
Animais: para se livrar de pulgas, carrapatos, ácaro, bactérias, germes ou até previnir-se, deles escove ( duas vezes por semana) seu animal de estimação com uma combinação de 6 gotas de óleo essencial de lavanda, 6 de tea trre e 6 gotas de gerânio em meio copo de água quente. Umedeça as cerdas da escova e passe em todo corpo do animal. Se o animal tiver uma pelagem muito baixa podemos passar a mistura utilizando um pano. Essa receita é para animais de pequeno porte, se o animal for grande a receita terá que ser duplicada.